(PT) InGaia é um marketplace imobiliário que também disponibiliza ferramentas de gestão, inclusive CRM e sistema de administração de bens, para corretores de imóveis e imobiliárias. Com 20 anos no mercado e perdendo espaço para empresas como QuintoAndar, Booking e Airbnb, o momento de reformular a plataforma chegou. 
(EN) InGaia is a real estate marketplace that also provides management tools, including CRM and property administration systems, for real estate agents and agencies. With 20 years in the market and losing ground to companies like QuintoAndar, Booking, and Airbnb, the time to revamp the platform has come.
______________________________________________ #1 O Case
InGaia IMOB é utilizado por 10mil imobiliárias por 800 cidades de 26 estados brasileiros. Com 20 anos de mercado o software passaria pela maior evolução até então, um rebrand completo estava encomendado.
Nossa experiência na plataforma precisa de regras bem estruturadas, precisamos simplificar os fluxos e empoderar os corretores trazendo agilidade para as principais funcionalidades. Nosso código precisa ser limpo, acessível para novos devs e organizado para garantir agilidade na hora de escalar. Não esquece do app pro segundo semestre.
A virada não era só da marca, mas também de processos e cultura de desenvolvimento. InGaia, agora Kenlo, quer empoderar e agilizar ainda mais a rotina das imobiliárias que hoje em dia estão brigando por espaço com QuintoAndar, Booking e Airbnb com sistemas modernos e intuitivos.
______________________________________________ #2 Meu papel no time
Meu papel como Visual Designer, alocado no time de Design de Produto, foi, inicialmente, absorver todas as demandas relacionadas ao rebranding da marca e identidade visual dos produtos (Kenlo IMOB, GARANTE, SITES e LOCAÇÃO), deixando os Product Designers focados em estruturar os novos fluxos e as regras das jornadas.
Com o Style Guide estruturado e o sistema de tokens aprovado pelos desenvolvedores, partimos para estruturar os documentos de design e as cerimônias necessárias para iniciar a construção do nosso Design System, batizado de Kenlo Design Language System (KDLS, para facilitar).
Estabelecemos processos de handoff e checklists para acompanhar o desenvolvimento e medir a qualidade das entregas, garantindo menos ambiguidade nos updates para a Diretoria, Product Managers, Product Owners, etc.

(documentação in-progress)​​​​​​​
Esse projeto é o resultado do meu tempo como Visual Designer na Kenlo, fui guiado por Wilson Fão durante meu tempo junto ao time de design de produto.
Nada se constrói sozinho e esse trabalho não é diferente. Dentre tantos designers e devs que me ajudaram na jornada deixo registrado nominalmente os queridos Valdir Primo, Rafael Leobas, Marcel Maranzana, Rafael Sampaio, e claro, Wilson Fão.
Um obrigado adicional aos amigos que me ajudam na luta diária contra a síndrome do impostor. Sem vocês eu não seria nada.

Back to Top